Pós-Graduação
A Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos na Universidade Federal de Viçosa (PPGCTA/UFV) iniciou-se em março de 1975 (mestrado) e março de 1994 (doutorado). O PPGCTA, com suas 719 teses defendidas até 28 de junho de 2013, é credenciado pelos órgãos competentes do Ministério da Educação (MEC).
O mestrado é credenciado pelos órgãos competentes do Ministério da Educação e do Desporto (MEC) e o doutorado, recomendado pelo Grupo Técnico Consultivo da Fundação Coordenação do Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (GTC-CAPES-MEC), sendo ambos recomendados para os candidatos ao Programa Institucional de Capacitação de Docente e Técnicos (PICDT).
Os egressos do Programa estão atuando em institutos de pesquisas, em indústria de alimentos e produtos afins ou como docentes pesquisadores de universidades brasileiras e países da América Latina.
O estudante trabalha em regime de tempo integral, inclusive em julho e de dezembro a fevereiro, sob a supervisão de uma Comissão Orientadora, sendo, portanto, necessário fixar residência em Viçosa, durante o período em que estiver matriculado no curso. O plano de estudos é elaborado com base na experiência prévia do estudante, de acordo com seu interesse de treinamento e com os objetivos do programa. A duração do mestrado é de 18 a 24 meses e a do doutorado, de 30 a 48 meses.
A CAPES, o CNPq e a FAPEMIG concedem à Universidade Federal de Viçosa bolsas de estudo, distribuídas a candidatos que satisfação a requisitos específicos. A distribuição das bolsas é feita após a matrícula, de acordo com a ordem prioritária de necessidade. Além disso, como parte do treinamento, o estudante participa, auxiliando os professores, no ensino de disciplinas de graduação, e alguns poderão ser aproveitados como monitores. O estudante estrangeiro deverá possuir recursos próprios para sua manutenção ou possuir bolsa do PEC-PG (programa de estudantes de convênio/Pós-graduação).