Ciência e Tec. de Laticínios
Reestruturado em 1997, o curso de Ciência e Tecnologia de Laticínios, criado em 1975, cuja duração média era de 2,5 anos e carga horária de 2.595 horas, passou a ter duração média de 4 anos e carga horária de 3.210 horas e o profisional anteriormente denominado Tecnólogo em Laticínios, passou a Bacharel em Ciência e Tecnologia de Laticínios ou seja, um curso de graduação pleno.
Como Bacharel em Ciência e Tecnologia de Laticínios, o profissional desempenha atividades nos setores de produção e controle de qualidade do leite e seus derivados, além de poder atuar na inspeção governamental, assessoria, gerenciamento e administração em indústria de laticínios.
O estudante conta com a Fábrica de Laticínios, que produz leite envasado, queijo, doce de leite, iogurte, requeijão e sorvete. Conta, ainda, com laboratórios para análises químicas, físicas e microbiológicas, para atender à produção e assessorar as aulas práticas. São eles: análise sensorial, desenvolvimento de novos produtos, embalagem, controle de qualidade, microbiologia e físico-química do leite e derivados e, ainda, produtos fermentados.
O curso é ministrado por professores do DTA e de outras unidades departamentais da UFV envolvendo disciplinas básicas e profissionalizantes, além do Estágio Obrigatório de 540 horas.
Os estágios curriculares são realizados no campus, nas instalações do Departamento de Tecnologia de Alimentos e nas diversas empresas de laticínios do país, com grande perspectivas de colocação profissional, tal o nível do curso e a necessidade, cada vez maior, de técnicos desta área.
Saiba mais aqui.